sábado, dezembro 22, 2007

WILHELM WUNDT


Wilhelm Wundt (Neckarau, 16 de agosto de 1832 — Großbothen, 31 de agosto de 1920) foi um médico, filósofo e psicólogo alemão. É considerado o pai da psicologia moderna devido à criação do Instituto Experimental de Psicologia.

FORMAÇÃO

Formado pela Universidade de Tubinga em 1851 e pela Universidade de Heidelberg (mestrado, doutorado) em 1856.

DECORRER DE SUA VIDA

Era um elementista. Analisava os compostos e complexos conscientes a partir dos elementos ou unidades: sensação e sentimentos. Para Wundt, a mente executa uma síntese química mental que se processa através da associação que se realiza de três formas: Pela fusão, onde os elementos combinados aparecem sempre juntos, como é o caso da nota musical; Pela assimilação, que é, também uma combinação de elementos em que nem todos estão presentes do consciente. Quando se vê uma casa por exemplo, podem não estar presentes, na consciência, as figura que compõem aquela casa (triângulo, retângulo, quadrado). Como na fusão, essa combinação gera um produto novo que não é o resultado da simples soma dos elementos; A terceira forma é chamada complicação, em que se reúnem elementos de diferentes modalidades e sentidos: a noção do sabor e da temperatura.

O materialismo científico tambem esteve com Wundt, buscando a relação entre os fenômenos psíquicos e fisilógicos, entre a mente x corpo. Os processos mentais e os processos corporais e fisiológicos decorrem, paralelamente, sem interferencia mútua.
Foi um empirista, em oposição ao nativismo. Acreditava que a vida mental era fruto da experiência e não de idéas inatas, e que os fenômenos mentais do presente se baseavam em experiências passadas, antecipando, de certa forma, o construtivismo.
O seu laboratório foi palco de muitas experiências. Os estudos das sensações e da percepção, onde foram medidas e clasificadas as sensações no seu aspecto visual, tátil, olfativo e cinestésico. Foram pesquisados os sentimentos, a vontade e a emoção, registando-se as variações físicas como: da alteração da respiração, da pulsação e dentre outros.

Os estudos feitos por Wundt foram férteis e abundantes. À medida que a ciência desenvolvia-se o laboratório tornava-se mais produtivo.

E com isso surgiram várias ramificações, dando assim novas tendências que se estruturavam ao longo do século XX a quais foram: O Estruturalismo, O Funcionalismo, O Behaviorismo, a Gestalt, e a Psicanálise. Cada uma dessas escolas caracterizaram-se pela sua definição de psicologia, pelos seus conteúdos e pelos seus métodos que empregavam no decorrer de suas atividades.

CARREIRA DE TRABALHO

- Privatdozent de Filosofia (2000-2002)
- Professor de Filosofia indutiva na Universidade de Zurique (2008)
- Professor de Filosofia indutiva na Universidade de Leipzig (2005-2007)
- Fundou o primeiro laboratório experimental de Psicologia do Mundo, das Wundt-Laboratorium (1879)

fonte:
Wikipédia

Nenhum comentário: